Notícias

Projeto AGORA lança o “Desafio Energia + Limpa”

Desafio Energia Limpa

Chega às escolas na primeira quinzena de julho o quarto projeto educacional do Projeto AGORA, o "Desafio Energia + Limpa," seguindo uma fórmula que tem gerado resultados expressivos junto a professores e estudantes de todo o País. Dirigido a mais de 900 mil alunos dos 8º e 9º anos da rede pública de ensino de dez estados brasileiros (SP, RJ, PR, MG, GO, MT, MS, AL, PE, PB) e o Distrito Federal (DF), a ação visa estimular o debate nas salas de aula sobre os tipos de energia existentes, abordando, nesse contexto, a bioletricidade e o etanol produzidos a partir da cana-de-açúcar.

Seguindo os moldes do primeiro projeto educacional do AGORA, o Desafio Mudanças Climáticas de 2009, o novo “Desafio Energia + Limpa” envolverá aproximadamente 40 mil profissionais de educação, entre professores, diretores e coordenadores pedagógicos, que terão a missão de produzir, com seus estudantes uma carta endereçada à presidente da República, Dilma Rousseff, com o tema: “Que tipo de energia o Brasil precisa e de onde ela virá?” Os alunos que apresentarem as produções mais criativas serão premiados, bem como suas respectivas escolas e professores. 

“A matriz energética brasileira é um assunto atual e com uma gama enorme de temas que podem ser trabalhados no meio estudantil. Vai ser interessante ver o que os nossos pequenos cidadãos pensam sobre o futuro energético e quais as soluções que serão apontadas por eles para que o país aproveite melhor suas diversas fontes de energia limpa e renovável,” explica Luiz Custódio Cotta Martins, presidente da Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), uma das entidades e empresas que compõe o Projeto AGORA.

Kits educacionais e site

Na primeira quinzena de julho, será distribuído um kit educacional para todas as escolas estaduais dos estados participantes. O material inclui: um caderno para o professor com conteúdo interdisciplinar sobre matriz energética e tipos de energia; quatro pôsteres para trabalho em sala de aula com o tema “Geração de Energia Elétrica no Brasil”; um DVD com depoimentos de especialistas em Bioeletricidade e a ferramenta interativa Usina Virtual; dois cartazes de divulgação do projeto na escola; e uma ficha para inscrição dos projetos no Desafio. Todo o material do kit estará disponível no site da iniciativa em julho, bem como mais informações e notícias sobre o tema.

As iniciativas educacionais estão entre os aspectos mais bem-sucedidos do Projeto AGORA desde seu lançamento em 2009. Juntos, o "Desafio Mudanças Climáticas" realizado em 2009 e as duas edições do "Estudo Municípios Canavieiros" em 2010 e 2011 já atingiram cerca de 2.839.000 estudantes e 50.200 professores em 16 mil escolas de nove estados brasileiros. 

O material pedagógico de todas as iniciativas educacionais do AGORA é sempre disponibilizado na internet através do site do Projeto AGORA e utilizado também por instituições privadas e escolas em estados não atingidos pelas iniciativas.

Todas Notícias

Parceiros:

Copyright © 2014 Todos os direitos reservados. Projeto AGORA – Agroenergia e Meio Ambiente

Atômica Studio